07/01/21 09h34

White Martins inaugura em São Paulo maior planta de produção de gases da América do Sul

Totalmente automatizada, a nova unidade de Vinhedo é a mais moderna das operações da empresa no país

White Martins e InvestSP


“A robustez deste projeto mostra a relevância do mercado brasileiro para a empresa. Reunimos nesta unidade tudo que há de mais moderno no mundo em termos de produção de gases com o objetivo de entregar ainda mais confiabilidade, inovação e excelência no atendimento aos nossos clientes. Temos o compromisso de fornecer produtos e serviços essenciais à vida de milhares de pessoas e ao desenvolvimento econômico do país”, ressalta o presidente da White Martins, Gilney Bastos.

A unidade da White Martins em Vinhedo traz vantagens competitivas para o interior do estado de São Paulo ao incrementar a cadeia de fornecimento para a indústria paulista. A empresa contou com o apoio da InvestSP, que prestou suporte na localização do terreno da nova planta. “A White Martins adiciona capacidade ao parque fabril do estado de São Paulo, já que fornece insumos essenciais para a cadeia produtiva de diversos segmentos da indústria”, afirmou Wilson Mello, presidente da agência.

Desenhada para promover ainda mais integração entre as áreas de Engenharia, Operações e Negócios da empresa, a planta foi concebida em linha com os padrões da Indústria 4.0 e passa a ser uma referência em inovação na América do Sul. A nova planta é totalmente paletizada, o que reduz significativamente o manuseio de cilindros e garante maior segurança e ergonomia à operação, além de permitir um aumento de produtividade da ordem de 15 a 20% no processo de carga e descarga dos caminhões.

Os ganhos em eficiência operacional e competitividade se refletem em todas as etapas do processo produtivo da planta. A operação toda automatizada da ilha de enchimento de cilindros, composta por 18 racks, garante ainda mais segurança e agilidade para atendimento aos clientes de gases medicinais, industriais e especiais em todo o país. Já a análise dos produtos passou a ser realizada na área de enchimento, permitindo maior agilidade na liberação dos lotes de produção, além de maior precisão e confiabilidade nos resultados.

A área de conservação de cilindros também recebeu melhorias: em vez de passarem por testes hidrostáticos, estes equipamentos agora são inspecionados por uma máquina de ultrassom, que verifica a resistência e detecta anormalidades e defeitos nos mesmos, além de eliminar o uso da água nessa etapa. Outra tecnologia que proporciona a diminuição do consumo de recursos naturais e geração de resíduos é a nova máquina de pintura de cilindros: ao aplicar uma camada mais fina de tinta na superfície, o equipamento reduz o uso desse insumo em cerca de 10%.

Equipado com aparelhos de última geração, o complexo de laboratórios instalado na Unidade Vinhedo permite alcançar patamares similares aos maiores institutos de tecnologia do mundo em termos de estudo de gases. Esta estrutura viabiliza uma infinidade de possibilidades de misturas de gases, com altíssimos graus de complexidade, além de concentrações e composições que podem variar de 2 até 70 componentes no mesmo cilindro. A alta tecnologia embarcada e a precisão das balanças com foco em controle de pressão, umidade e temperatura fazem com que este complexo de laboratórios alcance índices de capacidade analítica e rastreabilidade metrológica ainda inéditos no país, com ganho de 20 a 30% de eficiência na produção.

A posição estratégica da unidade possibilitou ainda a instalação de um Centro de Operações de Homecare para armazenagem e realização da manutenção de dispositivos médicos e oxigenoterapia domiciliar, garantindo maior agilidade e eficiência no atendimento a esse segmento de Norte a Sul do país.