11/09/08 10h22

Wunderman cria agência no Brasil

Gazeta Mercantil - 11/09/2008

A Wunderman, multinacional do conglomerado de comunicação WPP - e que no Brasil é mantida em sociedade com o Grupo Newcomm -, dá a largada num amplo projeto de criação de agências no mercado brasileiro. O ponto de partida é o lançamento da Enfatico (a palavra é escrita sem acento), que atuará em toda a América Latina. A abertura da companhia está em sintonia com a estratégia internacional da Wunderman de reunir diferentes agências no grupo, como já ocorre em outros países onde atua. "A agência foi criada para atender a Dell, num processo de alinhamento e também como resultado de um novo conceito de atendimento mundial", afirma o presidente da Wunderman no Brasil, Eduardo Bicudo. A Enfatico será a primeira de novas operações previstas para o próximo ano, como uma unidade, ainda sem nome, voltada para a venda de serviços de produção e criação de peças digitais para outros países. No caso específico da Enfatico, ela surge no momento em que a Dell passa por uma mudança estrutural com a venda de seus produtos, mundialmente, nas redes de varejo. "Seremos responsáveis por todos os pontos de contato da Dell com o consumidor", afirma Bicudo. Isso significa a chegada da Wunderman a outras disciplinas da comunicação, como a publicidade. Inicialmente voltada para o marketing direto, a agência ampliou a operação e hoje obtém cerca de 61% de seu faturamento - o valor não é revelado - com ações de marketing na internet. O executivo lembra que hoje a comunicação está fragmentada em diferentes plataforma. Por isso é preciso atuar em todas as mídias e formatos de comunicação. "Nosso negócio é criar um diálogo entre as marcas e os consumidores, independentemente do meio utilizado para isso", continua Bicudo. A Wunderman destinou, nos últimos dois anos, cerca de US$ 5 milhões para reestruturar sua operação. Desse total, US$ 3 milhões foram para a área de tecnologia, considerada pela empresa como essencial para o desenvolvimento de seus negócios.