18/10/12 16h31

Wurth investe R$ 50 milhões no país

Monitor Mercantil

A Wurth do Brasil, empresa especializada no comércio de peças de fixação (parafusos, arruelas e outros), produtos químicos, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas e equipamentos de proteção individuais, está comemorando 40 anos e anunciou que vai investir R$ 50 milhões na expansão de três grandes projetos no Brasil.

Deste montante, R$ 25 milhões foram aplicados na automação e duplicação da capacidade de seu Centro de Distribuição (CD), localizado na sede da empresa, em Cotia, município na Grande São Paulo.

Além do mercado interno, este centro atende também as exportações da empresa para a América Latina, que representam 4% do faturamento da Wurth no Brasil. Entre as inovações, a empresa irá implantar um sistema de integração imediata do CD com os vendedores externos. Os pedidos serão enviados pelo celular dos vendedores e chegarão em tempo real ao CD. O objetivo é ganhar mais agilidade na entrega.

De acordo com o presidente da Wurth no país, Cesar Ferreira, há um clima de confiança no Brasil. "O grupo Wurth está muito confiante no Brasil. Temos mantidos os investimentos locais em virtude dos bons resultados conquistados ao longo de quatro décadas de operação. Dobramos nossa operação duas vezes nos últimos seis anos e, desde então, nosso ritmo de crescimento tem sido de 20% ao ano", comentou.

O executivo projeta faturamento da empresa no país, em 2012, da ordem de R$ 500 milhões. O excelente desempenho da filial brasileira da multinacional alemã a colocou na posição de maior operação do grupo fora da Europa.

No Brasil, a empresa foca suas atividades nos segmentos automotivo (carro, moto, veículos pesados e agrícolas), industrial, moveleiro, marmorarias e construção civil e atua com mais de 10 mil produtos que atendem à demanda de cerca de 180 mil clientes.

Mais investimentos

Atualmente, a Wurth conta com três CDs em operação localizados em Cotia (SP), Porto Alegre (RS) e Alhandra (PB), e já se prepara para inaugurar, ainda este mês seu quarto Centro de Distribuição, em Goiânia (GO).

Com investimento de R$ 10 milhões e estoque de seis mil itens, o novo CD irá abastecer as regiões Centro-Oeste e Norte e a empresa estima um faturamento R$ 100 milhões em 2013. "O objetivo do novo CD é reduzir o tempo de espera para reposição de peças, em nove Estados dessas regiões, de 15 dias para 24 horas, e aumentar nossa competitividade com reduções do preço", revela o presidente.

O grupo, que é composto também por unidade industrial, está investindo R$ 30 milhões na ampliação da fábrica de produtos químicos, localizada em Ponta Grossa (PR). A empresa, chamada AP Winner, foi comprada pelo grupo Wurth em 2005 e produz itens que atendem aos segmentos automotivo, industrial e de construção civil.

A empresa adquiriu um terreno de 140 mil m² e está executando obras civis para instalar equipamentos para a produção de até 600 itens da linha de produtos químicos. As obras deverão estar finalizadas em 2013.

"Esta unidade abastece o mercado interno e também outros países da América Latina, além de Portugal e Espanha. O próximo investimento, já definido, é a implantação da AP Winner na China para atender todo o mercado asiático", comentou Ferreira, que responde também por esta operação.

Lojas próprias

A ampliação da sua rede de lojas físicas é outro foco de investimentos da Wurth. Até o final de 2012, o objetivo é chegar a 10 unidades e, em cinco anos, totalizar 300 lojas.

A implantação de lojas no Brasil começou em 2011 com a instalação da primeira loja própria, em São Paulo, localizada no bairro do Butantã. Anteriormente, o modelo de vendas da companhia era centrado somente em vendas diretas, em regime porta a porta.

No momento, são oito lojas em funcionamento seis das quais localizadas no Estado de São Paulo (nos bairros do Butantã e Ipiranga, e nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santo André), uma em Goiânia e uma em Porto Alegre.

No geral, as unidades possuem 2,5 mil itens em exposição, formato de autosserviço, sala de testes, estacionamento próprio e atendimento personalizado. Outras iniciativas para novos canais de vendas são televendas e e-commerce, com a Loja Virtual.

No cenário global, a filial brasileira, localizada em Cotia (SP), classifica-se como a 8ª maior operação do grupo e 4ª maior empresa mundial em número de vendedores contratados de acordo com legislação trabalhista, com 1,5 mil profissionais. Aproximadamente 90% do atendimento é realizado por meio de vendedores que atuam no sistema porta a porta, visitando, diariamente, 25 mil clientes.

Ao todo, o Grupo Wurth é formado por aproximadamente 400 empresas com presença em 84 países e emprega mais de 66 mil colaboradores, sendo que deste total, 320 mil são representantes de vendas. Em 2011, o grupo teve faturamento mundial de 9,7 bilhões de euros e crescimento de 12,3% no volume de vendas mundial em relação ao ano anterior.