03/07/09 14h19

Yum! Brands planeja trazer rede de fast-food Taco Bell para o Brasil

Valor Econômico

O Brasil entrou, definitivamente, no roteiro de viagens dos CEOs das grandes companhias mundiais. David Novak, presidente da multinacional americana Yum! Brands, dona das cadeias de restaurantes KFC, Pizza Hut e Taco Bell, era um dos executivos "top" dos Estados Unidos que nunca vieram ao país. Em sua primeira passagem por São Paulo e Rio Janeiro, nesta semana, Novak ficou bem impressionado. "O Brasil oferece excelentes oportunidades", afirmou o executivo em entrevista ao Valor.

Estão nos planos da Yum Brands! trazer para o mercado brasileiro marcas de restaurantes de seu portfólio. Uma delas é a Taco Bell, revela Novak, mas não há ainda nada definido. "A Taco Bell sempre desperta um grande interesse. Esperamos trazê-la dentro de três anos para o Brasil", prevê o executivo. Neste momento, porém, o foco da multinacional americana no mercado brasileiro é a KFC, afirma Novak. O executivo avalia que existe um grande potencial para a expansão a rede de fast food de frango no país nos próximos anos.

Depois de duas fracassadas tentativas de se estabelecer no Brasil, nos anos 70 e 90, a KFC começa, finalmente, a avançar no país, embora ainda não seja um concorrente à altura do McDonald's no mercado brasileiro. Hoje, com a nova unidade de Copacabana, são 10 unidades no Rio e uma em São Paulo, onde a KFC fez sua re-estreia em junho deste ano. "Em 2010, pretendemos lançar a franquia da KFC", afirma Flavio Maia, diretor de marketing e franquias da BFFC. Segundo ele, o número de pessoas que procuraram a empresa com interesse em investir em franquias da KFC saltou de 31 em 2008 para 64 neste ano. Além de assumir as operações da rede de fast food de frango, a BFFC comprou 60% da IRB, operadora da Pizza Hut na Grande São Paulo, e passou a fazer a gestão dos 14 restaurantes da rede em agosto de 2008.