Diretores

Torquato Jardim

Vice-Presidente Executivo

Vice-presidente Executivo da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP (desde maio 2019)

Advogado em Brasília com prática perante os Tribunais Superiores e a Justiça Federal (desde 1979)

Membro do Conselho Jurídico da Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP (desde maio 2019)

Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública; Ministro de Estado da Justiça (junho 2017 – dezembro 2018)

Ministro de Estado da Transparência e Controladoria Geral da União (junho 2016 – maio 2017)

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (1992-96; 1988-92)

Membro, “Amigos da Carta Democrática Interamericana”, “The Jimmy and Rosalyn Carter Center” (Atlanta, Geórgia, desde 2010).

Professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília (1977-95). Cursos de pós-graduação na Universidade de Michigan (Ann Arbor, 1978-79), na Universidade Georgetown (Washington, D.C., 1977) e no Instituto Internacional de Direitos do Homem (Estrasburgo, França, 1982)

Advogado do Governo brasileiro na Comissão de Empresas Transnacionais das Nações Unidas em New York e Genebra (1980-81) e da SIDERBRÁS na negociação da Usina de Tubarão com Kawasaki Steel e FINSIDER Itália (1974).

Conferencista sobre temas de direito, política e economia brasileiros em centros de estudos estrangeiros - Universidades de Michigan (Ann Arbor), Minnesota, Pace, Temple, Loyola e Samford (Estados Unidos), e McGill (Canadá), “Council on Foreign Relations” (New York e Chicago), “Institute for International Economics” (Washington, D.C.), Câmaras de Comércio Brasil-Estados Unidos (New York e Miami) e Brasil-Canadá (Toronto e Montreal), no Centro de Estudos Federalistas (Jerusalém), e em órgãos legislativos e judiciários e centros de estudos nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, Nicarágua, México, Benin, República da África do Sul, Egito, Israel, Palestina, Ucrânia, Hungria e República Tcheca (desde 1979).

Conferencista sobre temas de direito constitucional e de direito eleitoral em Tribunais Regionais Eleitorais, Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, associações estaduais da Magistratura e do Ministério Público e Faculdades de Direito (desde 1992).

Missões de Estado para negociações de tratados e acordos internacionais de cooperação jurídica e de segurança pública perante os governos da Alemanha, Argentina, Belarus, Cazaquistão, Colômbia, República da Geórgia, Estados Unidos, Conferência de Haia, OCDE (Paris) e ONU (Genebra) (2016-18)

Autor do livro “Direito Eleitoral Positivo” e de artigos e pareceres publicados em periódicos especializados, assim como artigos na imprensa

 

João Vicente Guariba

Diretor Administrativo

Especialista em gestão pública com mais de 20 anos de experiência, é Bacharel em Turismo pela Faculdade Ibero Americana, com especialização em Gestão Ambiental, e é jornalista e radialista pelo Senac-SP.

Atuou na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). Foi membro do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), tendo trabalhado anteriormente como executivo da área. Também atuou na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e foi Diretor da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).

Guariba tem vasta experiência no processo legislativo. Exerceu diversas funções junto ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).

 

Leonardo Ruiz Machado

Diretor de Projetos de Investimento

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Leonardo Ruiz Machado tem vasta experiência no desenvolvimento e gestão de ambientes empresarias. Ao longo de sua carreira, foi Diretor Jurídico do Walmart no Brasil e Diretor de Integração do Walmart no Chile, onde viveu como expatriado. Atuou como Gerente Executivo na área de consultoria da PwC e foi sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Nos últimos anos, exerceu o cargo de Diretor de Compliance e Relações Institucionais do Grupo Construcap, atuando com foco na gestão de riscos e relações institucionais envolvendo contratos de concessão e Parcerias Público-Privada em projetos de infraestrutura, saúde e entretenimento, além de obras privadas de grande porte.

Leonardo integra a diretoria-executiva da InvestSP e lidera a Diretoria de Projetos de Investimento, que tem como principal objetivo assessorar empresas privadas na interlocução com órgãos públicos, apoiando nos processos de tomada de decisão que visam implantar novos empreendimentos no Estado de São Paulo e potencializar a competitividade daqueles já existentes.

 

Fale Conosco

Nós convidamos você a descobrir por que o Estado de São Paulo é a escolha certa para seu negócio. A Investe São Paulo está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato pelo Fale Conosco.