10/08/22 12h35

InvestSP reúne gestores públicos de todas as regiões do estado para promover a agenda ESG

Objetivo é incentivar a adoção de boas práticas nos municípios, atrair investimentos e gerar emprego e renda

InvestSP

Gestores municipais de todas as regiões paulistas se reuniram em São Paulo, nesta terça-feira (9), para debater e fortalecer a aplicação, no estado, da agenda ESG, sigla referente à adoção das melhores práticas sociais, ambientais e de governança. O seminário “Administração Pública e ESG: Como seu município pode se adaptar à economia do futuro?" foi organizado pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).

O objetivo é trazer para o debate os gestores locais, como prefeitos, secretários e vereadores, que são quem melhor conhece as necessidades, as características e as virtudes de cada região. O entendimento é que, em uma economia em transformação, a manutenção do estado de SP como o melhor destino para investimentos na América Latina passa pelo fortalecimento da agenda ESG.

Nos mercados mais competitivos do mundo, é comum encontrar empresas ou países que exigem uma postura responsável de seus parceiros comerciais, como o uso de energia limpa e políticas de inclusão na contratação de funcionários. Com isso, um ambiente de negócios favorável à adoção das práticas de ESG tem se tornado fator decisivo no trabalho de atração de investimentos e geração de emprego e renda.

“O setor público sempre foi vocacionado para o ESG, no sentido de buscar as melhores práticas para melhorar a vida das pessoas. Agora, neste novo momento da economia mundial, os governos podem e devem ter o setor privado como aliados estratégicos. O trabalho da InvestSP é exatamente aproximar esses dois universos, garantindo um ambiente de negócios competitivo e favorável a investimentos”, disse o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

A atuação da Agência na área de ESG se dá em duas frentes: na capacitação e no apoio a gestores públicos sobre o tema, para que eles possam incentivar e promover a adoção de boas práticas; e na atração e no suporte a empresas engajadas com o tema e que pretendem se instalar ou expandir suas atividades no estado.

“O Estado deve fomentar o conceito ESG. Neste sentido, o Governo de SP vem adotando uma série de medidas socioambientais, a exemplo do Zoneamento Ecológico-Econômico que estabelece diretrizes relacionadas às mudanças climáticas, segurança hídrica e redução das desigualdades sociais”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP, Fernando Chucre.

O seminário também contou com as participações da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Zeina Latif; do presidente da Frente Parlamentar de Economia Verde, o deputado federal Arnaldo Jardim; da presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi; da coordenadora da Comissão Estadual para os ODS, Ana Paula Fava; e do gerente de Relações Governamentais do Centro de Liderança Pública, Lucas Cepeda.

Clique aqui para acessar as apresentações realizadas durante o evento